Compra de imóvel na planta. Saiba os benefícios e elementos-chave deste tipo de compra
Voltar para o blog

Compra de imóvel na planta. Saiba os benefícios e elementos-chave deste tipo de compra

Compra de imóvel na planta. Saiba os benefícios e elementos-chave deste tipo de compra


Quando você olha para o mercado imobiliário, você pode compreender rapidamente a variedade de opções disponíveis. Estamos falando aqui em termos de localização das propriedades, mas também de seus preços e faixas de qualidade e, acima de tudo, de sua natureza. 

O mercado imobiliário também contém um setor pouco conhecido, mas altamente interessante: o das propriedades na planta, que abrange desde imóveis clássicos até imóveis de luxo.


Principais etapas de uma obra até a entrega das chaves


O que é uma propriedade na planta

Uma propriedade na planta, como o nome sugere, é uma propriedade que ainda está em construção.

O projeto é regido entre a construtora, que adquiriu anteriormente o terreno de construção, se este não estiver em sua posse, e a empresa construtora. O construtor então garante que o projeto seja concluído em tempo depois de planejar a construção.


Como funciona a compra de um imóvel na planta?

O imóvel é colocado à venda antes de ser concluído, o que permite certas vantagens: permite uma grande flexibilidade no pagamento do imóvel, pois ainda não está finalizado. 

Por exemplo, na maioria dos casos, é necessário pagar um depósito entre 10% e 30% do valor total, sendo os 90% a 70% restantes divididos durante a construção e entrega do imóvel. O comprador também pode escolher entre 3 métodos de compra: 

  • Pagamento à vista, o que garante um desconto e evita juros; 
  • Financiamento imobiliário, onde o consumidor paga um depósito (geralmente 20%) no início da construção, e depois paga o restante em prestações dependendo do valor do imóvel, do número de meses restantes para completar o projeto, e do montante dos juros; 
  • Consórcio, que atua como um financiamento imobiliário, mas onde o comprador é cobrado alguns custos de construção ao invés de juros. 


Vale a pena comprar um imóvel na planta?

Quando você estiver prestes a embarcar em seu projeto, você saberá que muitas pesquisas serão necessárias para encontrar a opção mais adequada para você. 

Comprar um imóvel antes de terminá-lo é a melhor opção? É isso que vamos ajudar você a entender. 


Potencial para aumentar o valor da propriedade 

Quando um pedaço de terra ou uma área é recém desenvolvido, é provável que seu valor tenha aumentado ou venha a aumentar muito em breve. 

Os promotores imobiliários têm que investir em locais atraentes se esperam vender seu novo edifício rapidamente. 

Fazendo uma pequena pesquisa sobre a tendência de preços do local em questão, você pode facilmente descobrir se tem alguma chance de ganhar em uma revenda potencial do seu imóvel. 


Valor de compra de propriedade na planta 

O setor imobiliário é mais do que apenas um mercado: ele influencia diretamente a população, bem como o número de pessoas que participam da economia e dos negócios ao redor. É, portanto, um dos principais atores da economia local. 

Assim, é do interesse de uma cidade ou de um país ser atraente em termos de bens imóveis. 

Alguns países tentam atrair mais pessoas para se estabelecer em seu território graças a certas vantagens financeiras: é o caso do Brasil, por exemplo, que estabeleceu uma taxa de juros particularmente vantajosa para os investimentos imobiliários. 

Portanto, pode parecer sábio aproveitar este sistema para adquirir mais facilmente um imóvel em construção, o que impedirá que você pague a superestimação do valor de um imóvel já construído. 


Tempo de planejamento mais longo 

Ao comprar um imóvel na planta, você não poderá se mudar até alguns anos depois. Este investimento requer, portanto, uma visão de longo prazo e certeza sobre seus planos futuros. 

Este tipo de investimento é perfeito para aqueles que querem se mudar para um país distante, pois você terá muito tempo para planejar sua mudança em detalhes. 


A capacidade de personalizar uma propriedade na planta 

Uma das grandes vantagens de comprar um imóvel antes de ser construído é que você tem total liberdade em seu design e decoração. 

É como estar em um playground onde sua imaginação é o único limite. 

Dê espaço para seus desejos mais específicos: instale uma piscina, um spa, um cinema ou muitas outras coisas que seriam muito mais difíceis de encontrar em uma propriedade já construída! 


Foto Sala


Infraestrutura moderna 

Quando se procura um novo imóvel, há aqueles que gostam do velho, aqueles que gostam do moderno... e aqueles que gostam do novo. 

Este último é muitas vezes sentido no projeto dos elementos da propriedade, mas também, e com frequência, na qualidade dos equipamentos e materiais utilizados. 

Se você é perfeccionista e particularmente insiste que seu equipamento não o decepcione, pode valer a pena investir em uma propriedade completamente nova!


Foto Varanda Espaço Gourmet


Comprar na planta ou renovar uma propriedade antiga?

Há outra solução para aqueles que querem deixar sua imaginação correr solta: você também pode comprar e renovar uma propriedade antiga, parcialmente destruída ou até mesmo completamente renovada. 

Esta solução é muito atraente e tem muitas vantagens, mas também desvantagens... Vale a pena renovar um imóvel antigo? 

De fato, se esta solução permite ter um imóvel já existente, com um valor médio de gastos e um custo total (compra e renovação) já conhecidos, pode ser muito rentável. 

Entretanto, sua estrutura original impedirá que você desfrute de total liberdade. Você também receberá de volta uma estrutura antiga que pode lhe falhar. 

Em resumo, favorecer a compra de uma propriedade na planta permite que você se beneficie de uma liberdade incomparável e garante um acabamento perfeito até o último detalhe! 


Dicas para comprar um imóvel na planta

Um investimento imobiliário nunca é tomado de ânimo leve. A compra de uma propriedade na planta é um caso especial, e há uma série de pontos específicos a serem considerados que nem sempre são óbvios para todos os envolvidos. 


Estude o projeto e o material que você está planejando 

Por sua própria natureza, você não poderá ver o imóvel que deseja comprar até que ele seja comprado. O risco com este tipo de projeto é que você pode ficar desapontado com o resultado final. 

Você pode ao menos se informar o máximo possível com a ajuda de modelos em miniatura ou digitais, mas também perguntando sobre os materiais que serão utilizados. 

Isto lhe dará uma ideia melhor de como deve ser o resultado final. 

Você pode facilmente ficar de olho em tudo isso se foi você quem projetou o imóvel ou se você trabalha com um arquiteto. 


Avalie a relação custo-benefício 

Como se trata de um investimento de longo prazo com um preço relativamente alto, você precisará ter certeza do retorno que obterá ao comprar o imóvel uma vez concluído. 

Então faça uma lista dos prós e contras, e veja se este projeto é certo para você! 


Pesquisar a história do construtor e desenvolvedor 

Uma coisa é certa: uma agência imobiliária confiável e reconhecida, especializada na área, é uma das soluções mais confiáveis para garantir a compra de um imóvel confiável que atenda às suas expectativas. 


Conhecer o prazo de entrega 

A confiabilidade de seu desenvolvedor é baseada em vários elementos como conhecimento e material, é claro, para ter certeza de obter uma casa ou apartamento de qualidade. 

Por outro lado, você também precisa ter certeza de que o prazo anunciado será respeitado, para que seus planos de instalação não falhem ou se tornem complicados... Imagine ter planejado uma mudança, talvez para outro país, e que isso seja adiado por vários meses! 


Verifique se o contrato contém alguma cláusula de garantia ou proteção 

Todas as transações imobiliárias devem ser realizadas no âmbito de um contrato específico entre as partes, neste caso o comprador e o promotor imobiliário. 

Neste caso, também é importante se proteger contra o não cumprimento da qualidade ou dos prazos prometidos. 

Para isso, certifique-se de que o contrato contenha cláusulas específicas no seu interesse: defeitos de qualidade de construção, defeitos de segurança, atrasos no prazo acordado, etc.


Solicitar documentação do projeto 

Todo projeto de propriedade concluído deve, por lei, ser garantido por uma série de documentos, incluindo: a declaração de posse do terreno pelo incorporador, seu registro na prefeitura local, e a declaração dos materiais utilizados. 

Ao obter estes documentos, você pode ficar ainda mais seguro da confiabilidade e da regularidade da empresa que contratou. 


Verifique as condições de pagamento 

Isto pode parecer lógico para alguns pois é uma das armadilhas mais antigas, mas a recorrência de fraudes faz com que valha a pena repetir: muitos "promotores falsos" arrancam compradores todos os anos quando concordam com o que pensam ser uma empresa imobiliária. 

Portanto, lembre-se de verificar os dados bancários de seu contato em todos os documentos para ter certeza de que eles são verdadeiros.


Compre seu Imóvel na planta com a Fontes Magdaleno Imóveis


Há muitas razões pelas quais é vantajoso comprar seu imóvel na planta. Entre elas está a possibilidade de estender o pagamento por vários anos, o que facilita a organização do imóvel de acordo com seus desejos, ou a aquisição de uma melhor infraestrutura. 

Além disso, você não deve ter medo de ter uma visão de longo prazo ao fazer este tipo de compra. 

Sinta-se à vontade para saber mais sobre o mercado imobiliário no Rio de Janeiro como um todo.

Entre em contato conosco para obter informações.

Outros posts

  1. É obrigatório haver reconhecimento de firma no contrato de locação?

    É obrigatório haver reconhecimento de firma no contrato de locação?

    É obrigatório haver reconhecimento de firma no contrato de locação?Veja o comentário de nosso advogado Prof. Carlos EduardoPor lei, não, mas é fortemente aconselhável. “É meramente uma questão de segu...

  2. É obrigatório haver reconhecimento de firma do mandato de procuração firmado entre administradora e proprietário?

    É obrigatório haver reconhecimento de firma do mandato de procuração firmado entre administradora e proprietário?

    Veja o comentário de nosso advogado Prof. Carlos EduardoPor lei, não, mas o Código Civil garante que a firma seja reconhecida se o inquilino assim o exigir. E o ideal, é que exija mesmo. É uma forma d...

  3. Tendências no Mercado Imobiliário 2024

    Tendências no Mercado Imobiliário 2024

    Investir é o caminho mais eficaz para aumentar as chances de melhorar as condições de vida e potencializar o capital acumulado em casa. Existem diversas formas de investimento, desde a bolsa de valore...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Fontes Magdaleno - Administradora de Imóveis Ltda

Telefone
(21) 99875-0461

Fontes Magdaleno - Administradora de Imóveis Ltda

Telefone
(21) 99875-0461