Conheça o Bairro de Copacabana
Voltar para o blog

Conheça o Bairro de Copacabana

Origem

A origem do bairro de Copacabana vem da construção de uma capela, sobre um rochedo, em homenagem a Santa “Nossa Senhora de Copacabana”. Tal capela passou a designar o bairro e a praia e com o tempo foi demolida para a construção do atual Forte de Copacabana.


Existem algumas hipóteses sobre o significado do nome: uma diz que vem da língua quíchua, falada no Império Inca e significaria “lugar luminoso”, “praia azul” ou “mirante do azul”; já outra diz que vem da língua aimará falada na Bolívia significando “vista do lago”.


O bairro de Copacabana está localizado na Zona Sul da cidade do Rio de janeiro. Seja pela Praia de Copacabana ou pela música popular brasileira, Copacabana é considerada um dos bairros mais famosos do mundo. Seus apelidos são “Princesinha do Mar” e “Coração da Zona Sul”.


Sua população é de mais de 140 mil habitantes, sendo que cerca de 25% dela é composta por idosos, sendo assim o bairro mais populoso da Zona Sul e com uma das populações mais idosas do país.


Lazer

Um dos principais atrativos do bairro é a praia de Copacabana, são cerca de 4 km de extensão que demarca a faixa de areia e também o famoso calçadão com ondas desenhadas em pedras portuguesas, projetado pelo paisagista Burle Max.


O calçadão conta ainda com estátuas de bronze que dão forma à personalidades que foram moradores do bairro, como Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Dorival Caymmi e Ibrahim Sued.


Sua orla consiste em diversos restaurantes, bares, quiosques e alguns dos melhores hotéis da cidade. Na praia de Copacabana é realizado diversos eventos nacionais e internacionais, desde eventos musicais, como shows até eventos esportivos, como campeonatos de futebol de areia e vôlei de praia. Um momento especial que ocorre na praia é a virada de ano com a festa de Réveillon e sua exuberante queima de fogos.


Copacabana tem como principais símbolos, além da praia, o hotel Copacabana Palace, com quase um século de existência e abrigando artistas de todo o mundo e também o Forte de Copacabana, com mais de 10 mil visitantes por mês, demarcando uma das pontas de extremidade do bairro. Uma dica é andar pela orla até o forte e tomar um café na filial da Confeitaria Colombo apreciando a vista da Cidade Maravilhosa.


Cultura

Copacabana já inspirou muitas poesias, livros e músicas, parecendo pairar sob o bairro uma aura poética e romântica. Alguns dos músicos que homenagearam o bairro foram, Tom Jobim, Alceu Valença, Gilberto Gil e Maria Bethânia. O bairro também leva a alcunha de “o berço da Bossa-Nova”, por nele serem realizados os primeiros concertos do estilo musical que dava novas caras ao samba.


Copacabana também conta com uma diversidade de teatros, cinemas e espaços culturais. Durante a noite, o bairro apresenta umas das melhores casas noturnas da cidade, principalmente em áreas como o “Baixo Copa” e “Pedra do Leme”, que são áreas boêmias e tradicionais do bairro.


Transporte

O bairro oferece quatro estações de metrô e mais de oitenta linhas de ônibus municipais e intermunicipais. As principais vias do bairro são as a Avenida Atlântica e as avenidas Nossa Senhora de Copacabana; Princesa Isabel; Rainha Elizabeth da Bélgica; Prado Júnior e a Rua Barata Ribeiro.


Possui fácil mobilidade para várias outras áreas da cidade, como Ipanema, Leblon, Lagoa e Lapa, algumas das quais podem ser acessadas de bicicleta.


A região conta ainda com uma variedade de oferta de estabelecimentos comerciais e de serviços como hospitais públicos e particulares, farmácias, escolas, universidades, supermercados e outras lojas.


Segurança

A segurança é um ponto de destaque para o bairro, em comparação com outros bairros cariocas, a movimentação durante o dia e a iluminação durante a noite, reforçam a segurança nos principais pontos do bairro.


Copacabana é um bairro famoso, glamoroso, poético e muito convidativo. Oferece tudo o que se precisa para viver bem, com comodidade, além de várias opções de lazer e entretenimento.


Copacabana representa o coração da cidade, tanto pelo caráter demográfico, com sua enorme população residente, mas também no sentido figurado, sendo referência na música, na cultura e no imaginário das pessoas sobre a própria cidade do Rio de Janeiro.

Outros posts

  1. É obrigatório haver reconhecimento de firma no contrato de locação?

    É obrigatório haver reconhecimento de firma no contrato de locação?

    É obrigatório haver reconhecimento de firma no contrato de locação?Veja o comentário de nosso advogado Prof. Carlos EduardoPor lei, não, mas é fortemente aconselhável. “É meramente uma questão de segu...

  2. É obrigatório haver reconhecimento de firma do mandato de procuração firmado entre administradora e proprietário?

    É obrigatório haver reconhecimento de firma do mandato de procuração firmado entre administradora e proprietário?

    Veja o comentário de nosso advogado Prof. Carlos EduardoPor lei, não, mas o Código Civil garante que a firma seja reconhecida se o inquilino assim o exigir. E o ideal, é que exija mesmo. É uma forma d...

  3. Sublocação: o que é? Como agir da forma correta?

    Sublocação: o que é? Como agir da forma correta?

    A prática da sublocação é muito comum tanto nas locações residenciais como nas comerciais e está regulamentada pela Lei do Inquilinato nº 8.245/91 nos Art 13 e seguintes, e nada mais é quando, o inqui...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Fontes Magdaleno - Administradora de Imóveis Ltda

Telefone
(21) 99875-0461

Fontes Magdaleno - Administradora de Imóveis Ltda

Telefone
(21) 99875-0461