7 dicas de organização que vão facilitar a sua mudança
Sabemos que a mudança residencial é um processo cansativo, que demanda dedicação e planejamento, e que nem sempre sabemos por onde começar. Por isso selecionamos 7 dicas para que você consiga organizar a sua mudança sem complicações. Confira:
1) Faça listas
O primeiro passo do planejamento de uma mudança é listar tudo o que você vai levar para a sua nova casa. Isso vai lhe ajudar a ter uma visão mais clara do volume de objetos de cada cômodo, assim como a certeza de não estar se esquecendo de nada importante. Esta é uma boa hora de rever aqueles pertences que estão sem uso há algum tempo e podem ser destinados à doação.
2) Organize seus objetos por cômodos
A separação por cômodos economiza tempo não só na hora de embalar os objetos, mas também na hora de desembalá-los na casa nova. Identifique as caixas com o nome do cômodo de destino para que elas já possam ser encaminhadas ao lugar certo no dia da mudança. Outra dica muito útil é a de organizar uma lista dos pertences contidos em cada caixa e fixá-la ao lado de fora dela. Isso lhe ajudará a encontrar objetos específicos sem ter que abrir todas as caixas – já que organizar toda a casa depois da mudança pode levar algum tempo.
3) Separe objetos para os primeiros dias após a mudança
Separe em uma caixa ou mala tudo o que você vai precisar para os primeiros dias na casa nova, desde roupas e calçados até roupa de cama, acessórios e materiais de higiene e limpeza. Isso vai evitar bagunças nas caixas e permitir que você organize cada cômodo ao seu tempo.
4) Economize espaço
Roupas de cama, acolchoados e travesseiros costumam ocupar muito espaço, o que pode atrapalhar na hora da mudança. Uma dica é usar sacos plásticos para embalagem a vácuo, que diminuem significativamente o espaço ocupado por estes itens e agilizam o seu transporte.
5) Carregue consigo os itens mais importantes
Organize os documentos e objetos importantes ou de valor sentimental e leve-os consigo no dia da mudança. A possibilidade de perda e extravio de pertences no caminhão de mudanças sempre existe, então é recomendado ter cautela nestas situações.
6) Avise os Correios sobre a sua mudança de endereço
Este é um item básico e muito importante, mas que acaba sendo ignorado em meio a tantas outras responsabilidades que surgem ao longo da mudança. Dirija-se a uma agência dos Correios com um documento de identidade original, CPF original e título de eleitor e solicite a mudança, que é feita no mesmo dia.
7) Confira as regras do seu condomínio sobre mudanças
Para evitar surpresas, confira com o síndico ou zelador as regras do condomínio sobre mudanças. Verifique fatores como o horário em que elas podem ocorrer, peso máximo permitido nos elevadores e local onde o caminhão pode estacionar. Enfatize a data na qual você planeja se mudar para que ela não coincida com outras mudanças.
Você tem mais alguma dica para acrescentar nesta lista? Conte para a gente aqui nos comentários!
Fontes Magdaleno