Principais garantias de aluguel de imóveis
Voltar para o blog

Principais garantias de aluguel de imóveis

Fiador


O fiador é uma pessoa com dois imóveis já quitados ou duas pessoas com um imóvel cada que aceita colocá-lo como garantia de um contrato de aluguel. Além disso, sua renda mensal precisa ser, no mínimo, equivalente a três vezes o valor do aluguel.Geralmente, só parentes aceitam esse tipo de risco, mas o fiador não é obrigado a ter qualquer grau de parentesco com o inquilino.Nos contratos garantidos por fiador, são exigidas comprovações de renda não só do inquilino como também dos fiadores, bem como a documentação do imóvel posto em garantia. Toda a documentação precisa ser analisada e aprovada antes de assinado o contrato.O fiador é o responsável pelo pagamento dos aluguéis, caso o inquilino venha a ficar inadimplente. Caso não honre os pagamentos, seu imóvel pode ser penhorado.Em geral, proprietários exigem que o imóvel do fiador esteja localizado na mesma cidade do imóvel a ser alugado, para que o processo de cobrança, em caso de inadimplência, não seja muito oneroso.Este é um obstáculo para aqueles locatários que se mudaram de sua cidade natal e não têm família na nova cidade.Para o inquilino, o fiador é a opção mais barata. Mas não é todo mundo que conhece alguém disposto a assumir o risco e que preencha todos os pré-requisitos.


Seguro fiança


O seguro fiança, também chamado seguro aluguel, deve ser contratado junto a uma seguradora. Essa modalidade de garantia tem se tornado mais popular nos últimos anos e é uma das mais seguras. Embora gere um pequeno custo para o inquilino, o seguro envolve menos burocracia e dispensa o trabalho e, às vezes, constrangimento de 'pedir' para alguém assinar como fiador.O seguro fiança é pago integralmente pelo locatário e pode cobrir todo o período da locação. É possível incluir, inclusive, custos com condomínios e IPTU na cobertura. Do ponto de vista do inquilino, essa garantia é ótima para quem não tem fiador.


Credpago - O inquilino precisa possuir cartão de crédito. Apresentar a última fatura paga com limite aprovado correspondente a três vezes o valor do aluguel. Isto é, se o aluguel custa R$ 1 mil, o cliente precisa ter um limite de R$ 3 mil.A taxa de serviço é de 8% do valor do aluguel anual. Esse valor é dividido em até 12 parcelas no cartão. É renovado anualmente até se findar a locação.Essa é, também, ótima para quem não tem fiador.


Depósito caução - Essa garantia equivale ao depósito de até três meses de aluguel no início contrato. Ao final do acordo, se o inquilino não deixou de efetuar nenhum pagamento ou depreciou o imóvel, esse valor é devolvido com rendimentos de acordo com a poupança.


Título de capitalização- O inquilino, na assinatura do contrato, compra um título de capitalização em seu nome, que fica vinculado à locação. Ao término do contrato, se tudo estiver em dia, o locatário resgata o título com a devida correção. Se não, o título é sacado pelo proprietário para cobrir o prejuízo e o saldo, se houver, será sacado pelo locatário.

 

Continua com dúvida? Entre em contato conosco!

 

Email: administracao@fontesmagdaleno.com.br 

Whatsapp: 2199875-0461

Outros posts

  1. É obrigatório haver reconhecimento de firma no contrato de locação?

    É obrigatório haver reconhecimento de firma no contrato de locação?

    É obrigatório haver reconhecimento de firma no contrato de locação?Veja o comentário de nosso advogado Prof. Carlos EduardoPor lei, não, mas é fortemente aconselhável. “É meramente uma questão de segu...

  2. É obrigatório haver reconhecimento de firma do mandato de procuração firmado entre administradora e proprietário?

    É obrigatório haver reconhecimento de firma do mandato de procuração firmado entre administradora e proprietário?

    Veja o comentário de nosso advogado Prof. Carlos EduardoPor lei, não, mas o Código Civil garante que a firma seja reconhecida se o inquilino assim o exigir. E o ideal, é que exija mesmo. É uma forma d...

  3. Sublocação: o que é? Como agir da forma correta?

    Sublocação: o que é? Como agir da forma correta?

    A prática da sublocação é muito comum tanto nas locações residenciais como nas comerciais e está regulamentada pela Lei do Inquilinato nº 8.245/91 nos Art 13 e seguintes, e nada mais é quando, o inqui...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Fontes Magdaleno - Administradora de Imóveis Ltda

Telefone
(21) 99875-0461

Fontes Magdaleno - Administradora de Imóveis Ltda

Telefone
(21) 99875-0461